Afinal, como escolher o melhor fornecedor de alimentos?

6 minutos para ler

Um grande desafio para quem trabalha com buffet é a hora de escolher os fornecedores de alimentos, não é mesmo? Afinal, é preciso encontrar parceiros que sejam comprometidos, responsáveis e confiáveis. Além disso, deve-se buscar sempre um serviço de primeira para proporcionar aos seus clientes um evento maravilhoso.

Com isso em mente, certifique-se de procurar por um colaborador que tenha uma ótima reputação no mercado, entregue tudo dentro do prazo e ofereça um preço justo.

Para saber mais sobre esse assunto, confira algumas dicas essenciais que devem ser consideradas ao optar pelo melhor fornecedor de alimentos!

Avalie a reputação da empresa

Uma dica fundamental é: pesquise muito a reputação da empresa no mercado! Converse com outros amigos que trabalham no mesmo meio e tire dúvidas sobre os fornecedores. É sempre bom ter a opinião de pessoas próximas e que lidam com os mesmos problemas diariamente.

Além disso, uma dica muito eficaz é buscar pela empresa na internet. Atualmente, é possível obter muitas informações valiosas por esse meio de comunicação, como opiniões de outras pessoas que contrataram a empresa. Assim, pode-se ter ciência da reputação das marcas com base nas opiniões positivas e negativas.

Sites de reclamações, como o Reclame Aqui, também são uma ótima maneira de ter uma visão da reputação da empresa. Por isso, avalie com cautela o fornecedor antes de fechar a parceria. Com esse cuidado, fica mais fácil evitar problemas no futuro.

Conheça o processo de produção dos alimentos

Para exigir um comportamento de qualidade de seu fornecedor, é essencial que você tenha conhecimento de como funciona o processo de produção dos alimentos, ou seja, aprenda sobre os mecanismos de produção de acordo com o seu negócio, seja lanche, comida vegetariana, aperitivos, entre outros.

Portanto, verifique se o seu fornecedor atende as normas de higiene e segurança durante cada preparo dos itens. Esses cuidados são de extrema importância para assegurar a qualidade de seu serviço.

Entregas de produtos, como carnes e peixes precisam estar em temperaturas muito baixas. Assim, é essencial que o transporte seja feito por um caminhão próprio. Desse modo, os produtos chegarão na temperatura adequada, o que preservará as condições, mantendo os alimentos ainda ideais para o consumo.

Confira a qualidade dos produtos

Prefira produtos frescos, pois, assim, a sua comida ficará mais bela e saborosa. Com isso, será mais fácil agradar o cliente e crescer no mercado diante de um bom trabalho realizado.

Ainda, evite itens passados e não aceite esse tipo de comportamento de seu fornecedor. Caso contrário, o seu negócio pode construir uma péssima imagem no mercado, o que acarretará na falta de clientes e no fracasso.

Defina os prazos com seriedade

Tenha certeza de que o fornecedor terá condições de atender a demanda necessária dentro do prazo estipulado. Isso deve ser conversado e firmado com muito comprometimento, pois se não houver os produtos dentro do prazo, será impossível proporcionar o trabalho ao cliente.

Portanto, procure um fornecedor que seja capaz de planejar com você cada passo do cronograma para que todas as datas sejam definidas sem qualquer problema. Esse tipo de organização faz com que o trabalho ocorra com mais facilidade e eficiência.

Fornecedores que não cumprem com o prazo não são confiáveis, pois você nunca poderá contar com eles para executar o seu serviço com qualidade e excelência. Sendo assim, caso a parceria não dê certo por falta de comprometimento e cumprimento com as datas, o ideal é procurar outro que seja capaz de atender a sua demanda de forma responsável.

Negocie os valores

Ao procurar pelo fornecedor ideal para o seu negócio, é fundamental saber como negociar os valores de cada serviço. Para isso, dialogue muito para que haja uma vantagem para os dois lados.

É possível propor pagar tudo à vista com um pequeno desconto, por exemplo. Se o fornecedor não aceitar, vocês podem negociar um parcelamento maior. Por isso, vale ressaltar o quanto é importante manter uma relação de proximidade com a empresa para que o diálogo esteja sempre aberto às negociações.

Afinal, com o tempo, a relação de vocês pode fortalecer, o que reflete em uma fidelidade de atendimento e demanda de serviço, em que ambos sairão ganhando. Assim, o seu negócio pode alcançar o sucesso com mais facilidade.

Obtenha todas as informações do mercado

É preciso estar informado sobre o seu mercado de atuação, ou seja, saiba quem são os melhores fornecedores de sua região e quais são os que costumam atrasar na entrega ou não são caprichosos com a qualidade dos produtos. Isso faz com que seja mais prático selecionar os possíveis parceiros, os que valem a pena fechar negócio.

Ainda, é essencial ter noção de valores de cada produto. Desse modo, você terá conhecimento para negociar diversos itens e barganhar com mais qualidade nos argumentos. Sem contar que, assim, será possível analisar a relação de custo e de benefício de cada aquisição diante da sua demanda.

Busque fornecedores em longo prazo

Uma dica bastante relevante é: tente fechar negócio com um fornecedor que busque uma parceria de longo prazo. Esse tipo de negócio tende a dar mais certo, pois é uma forma de otimizar o tempo do trabalho.

Assim, em vez de perder tempo procurando e renegociando com novos fornecedores, você, a sua equipe e os seus parceiros de longa data podem unir forças para tornar cada trabalho ainda melhor e mais eficiente.

Por fim, busque um fornecedor que seja responsável, confiável, honesto e comprometido. Uma relação profissional e próxima com o seu parceiro é a melhor maneira de fazer com que ambos os negócios se desenvolvam positivamente.

Lembre-se de que é muito importante escolher um fornecedor de alimentos que se alinhe com os valores de sua empresa. Afinal, esse tipo de decisão envolve muitos outros fatores que refletirão em seu negócio de forma a impulsionar o crescimento de sua marca ou não.

Viu como escolher bons parceiros é mais fácil do que parece? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a ajudar, da melhor maneira possível!

Posts relacionados

Deixe uma resposta