Por que optar em terceirizar a produção de salgados na sua empresa?

7 minutos para ler

Como garantir um serviço de alimentação de qualidade em buffets, eventos corporativos e cantinas, de forma que os seus gestores não se sintam sobrecarregados e você possa otimizar recursos? Terceirizar a produção de salgados tem sido o caminho adotado por muitas empresas para manter um atendimento de primeira.

O outsourcing ou terceirização tornou-se a solução ideal para empresas que precisam contar com um serviço de qualidade e não dispõem de qualificação técnica, tempo ou aparato tecnológico para executarem essa tarefa por si mesmas. Ainda, é uma excelente alternativa quando há necessidade de que algo seja executado com rapidez e eficiência.

Pensando em oferecer salgados de qualidade em sua empresa? Saiba por que a terceirização pode ser uma boa alternativa para você!

Como é o processo de produção de salgados em uma empresa?

Mesmo que conte com receitas bem tradicionais e conhecidas entre o público brasileiro, a produção de salgados exige que os profissionais estejam sempre preparando novidades e se capacitando para oferecer serviços cada vez melhores.

Salgados saborosos têm uma massa macia por dentro e com uma superfície crocante, um ponto desafiador para profissionais de culinária que estão no início de suas carreiras. Além disso, o manuseio de produtos alimentícios de qualquer natureza exige muito cuidado com a higienização — contaminações não só são perigosas para a saúde do colaborador como também podem prejudicar os níveis de satisfação em seu ambiente de trabalho.

A organização de uma cozinha para fabricar salgados exige espaços amplos, bem delimitados e higienizados. Assim como em uma linha de montagem, é preciso ter equipamentos e pessoas que possam se encarregar:

  • do armazenamento e manuseio de ingredientes;
  • do armazenamento e manuseio de materiais de limpeza e higiene;
  • da pesagem de ingredientes;
  • do preparo de recheios e massas;
  • da modelagem dos salgados;
  • do congelamento;
  • da embalagem;
  • da estocagem dos produtos;
  • da entrega ao consumidor final.

Cada uma dessas tarefas requer o cumprimento de normas técnicas para assegurar a qualidade do produto final. As prateleiras e armários, por exemplo, devem estar a uma altura mínima de 15 cm em relação ao piso. Além disso, precisam estar distantes do excesso de calor e da umidade.

A organização dos ingredientes e matérias-primas também deve respeitar prazo de validade e frequência de uso para evitar o desperdício.

Logo, a divisão de tarefas e o manuseio de tantos equipamentos e ingredientes exige a supervisão de um especialista, bem como uma equipe de profissionais capacitados. Os investimentos para montar toda essa infraestrutura são relativamente altos para empresas que não atuam especificamente no ramo de alimentação.

Por isso, tantas empresas optam por terceirizar a produção de salgados. Assim, elas contam com especialistas que sabem tudo sobre a fabricação e que já contam com o aparato necessário para entregar produtos de qualidade, agradando o paladar de todos!

Por que terceirizar a produção de salgados em uma empresa?

Agora que você já sabe quanta responsabilidade há na produção de salgados, entenda como terceirizar essa tarefa pode trazer benefícios para a sua companhia.

Economia de gastos com equipamentos e ingredientes

Ao investir na produção terceirizada de salgados (ou na revenda), você economiza recursos. Afinal, como mostramos na seção anterior, ter uma produção própria exige não só contar com uma equipe de cozinheiros e auxiliares, como também com equipamento técnico para preparo dos salgados e manutenção constante de toda essa infraestrutura.

Além desses fatores, é importante considerar que, para atender às constantes exigências da clientela, é preciso investir em treinamentos para a equipe, de modo que ela esteja sempre preparada para oferecer receitas novas. Há pessoas que apenas consomem salgados veganos e outras que dão preferência aos com massa integral para terem uma dieta mais saudável.

A estrutura da cozinha também exige um cuidado especial, pois além da compra dos equipamentos propriamente ditos, é preciso que eles sejam sempre supervisionados. Isso exige contar com parceiros para a sanitização e revisão técnica.

Com um serviço terceirizado, essas responsabilidades serão de encargo da empresa contratada, que já conta com uma rede de fornecedores, colaboradores e parceiros para fazer essas entregas.

Auxílio nas tarefas da gestão

Os serviços de alimentação são muito complexos de gerenciar, dada a lista de fatores que envolvem. Quando não são especificados e geridos adequadamente, podem trazer danos financeiros e impactos negativos na satisfação de seus funcionários devido aos riscos de contaminação e oferecimento de produtos que não agradam ao paladar.

Felizmente, hoje, as empresas terceirizadas oferecem recursos suficientes para contribuir com os profissionais de compras e outros gestores, facilitando tarefas, como a contabilidade e o controle de qualidade do serviço prestado. Com certificações e produções mais transparentes, você garante equilíbrio em suas contas e a satisfação do cliente final.

Foco para seus colaboradores

Um dos maiores benefícios da terceirização é a possibilidade de você e/ou seus gestores poderem focar em seu negócio, concentrando-se nos produtos e serviços de sua empresa.

Assim, seus funcionários e parceiros usufruem de salgados gostosos e saudáveis, sem que seus gestores precisem estar sempre preocupados com a manutenção da cozinha e da cantina.

Além do tempo, graças à terceirização, a sua equipe também ganha a possibilidade de dividir responsabilidade pela operação. As tarefas do dia a dia exigem energia e esforços de seus colaboradores, e quanto menos preocupações supérfluas eles tiverem, melhor para o negócio!

Especialistas à disposição

A terceirização de produção de salgados permite que sua equipe conte com profissionais treinados em alimentação. Afinal, por prestarem serviços segmentados, as empresas responsáveis investem em treinamentos constantes e formam uma carga de experiência relevante para entregar qualidade e segurança.

Em casos, como o oferecimento de serviços de alimentação, a terceirização pode ser encarada como uma forma de profissionalizar a tarefa. Boas empresas dispõem de opções personalizadas para as necessidades do seu negócio e são certificadas para entregar a segurança e a qualidade requeridas para o bom funcionamento.

Redução de custos operacionais com funcionários

Diante dos encargos envolvidos na contratação de funcionários, as empresas precisam pensar muito bem antes de fazer novas contratações. Afinal, especialmente para um setor tão específico quanto o de alimentação, que tem uma rotatividade considerável, esses valores podem pesar no orçamento.

Ao terceirizar a produção de salgados para a cantina de sua empresa ou para o buffet de seus eventos corporativos, você conta com uma equipe capacitada sem que precise investir tempo e recursos financeiros em treinamentos e contratações.

Viu como oferecer bons serviços de alimentação para seus colaboradores e parceiros, seja na cantina de sua empresa, em um buffet ou evento corporativo, é algo de grande responsabilidade? Entre em contato com a Bem Frito e confira como os nossos serviços podem atender às necessidades do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta