Veja como se tornar um bom vendedor de serviços de buffet

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Quem é dono de serviços de buffet deve saber como se tornar um bom vendedor. Afinal, é preciso ser um ótimo profissional para comercializar o serviço de forma eficiente. Vale ressaltar que se deve ter atenção quanto ao que está sendo disponibilizado para, assim, desenvolver uma estratégia de vendas adequada.

No caso do profissional do ramo de eventos, isso significa que ele deve ter técnicas de vendas específicas para a sua área de negócio, ou seja, não adianta aplicar métodos para vender um produto diverso, como as utilizadas no varejo, cursos profissionalizantes etc., porque o resultado não seria tão satisfatório, tendo em vista que o público-alvo e o objetivo do trabalho é outro.

Portanto, é essencial conhecer o seu negócio, os seus pontos fortes e fracos para, desse modo, conseguir apresentar um diferencial no ramo de serviços de buffet.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro das dicas que preparamos especialmente para você!

Demonstre simpatia

Quem lida com o público precisa demonstrar simpatia. Para isso, treinar a sua equipe adequadamente é fundamental nessa etapa do processo estratégico de vendas. Com isso, o atendimento ao cliente deve humanizado, com tratamento amigável, atencioso e cuidadoso.

Os funcionários precisam estar sempre dispostos a encontrar uma solução o mais rápido possível, de forma a satisfazer completamente o cliente. Afinal, não há nada pior do que um consumidor perceber descaso da parte contratada em relação aos seus problemas e questionamentos ao serviço prestado pela empresa.

Por isso, ofereça muitos treinamentos à sua equipe e contrate pessoas que tenham o perfil amigável. Para ter um controle do serviço, é ainda interessante implementar um sistema de satisfação com o atendimento, em que o cliente responde a algumas perguntas relacionadas ao atendimento especificamente.

Desse modo, é possível acompanhar de perto cada feedback do atendimento prestado e ter uma noção de quais pontos precisam melhorar para sempre progredir no desenvolvimento estratégico.

Preste serviços de qualidade

Necessariamente, o serviço prestado precisa ser de extrema qualidade, ou seja, no caso de uma entrega de salgados, todos devem atender um padrão de qualidade. Isso significa que os itens precisam ter a mesma aparência, sabor, proporção e peso.

Pensemos assim, se o cliente come dois salgados e cada um tiver um gosto diferente, significa que a qualidade de padrão não está sendo eficiente. Esse é um erro que deve ser corrigido o quanto antes, pois isso reflete negativamente na imagem da empresa. Afinal, um buffet tem que ser incapaz de entregar produtos confiáveis.

Saiba apresentar o serviço

Valorize o serviço em sua apresentação de entrega, pois isso é essencial para chamar a atenção dos clientes, uma vez que as pessoas são muito visuais. Assim, a sua marca será lembrada pelo cuidado com a arrumação, pelo material utilizado, capricho empenhado no serviço como um todo. Portanto, apresente os seus produtos em materiais de qualidade e com a logo de sua empresa.

Ainda, quanto à apresentação do serviço, na divulgação é possível utilizar cartões e folhetos tradicionais. Porém, atualmente, com um mundo tão tecnológico, é fundamental que se tenha engajamento nas redes sociais. Para tanto, crie perfis do seu buffet, pelo menos, no Facebook e no Instagram.

Além disso, é interessante ter um site próprio, personalizado, que demonstre todos os seus serviços, bem como um blog que traga engajamento para as suas redes sociais e, consequentemente, para o seu produto. Assim, fica mais fácil que o cliente encontrar o seu serviço de buffet.

Tenha um diferencial

Ter um diferencial é uma maneira de cativar e chamar a atenção do cliente para o seu negócio. Há diversas formas de criar um diferencial, pode ser por meio do pagamento, por exemplo. Nessa hipótese, é possível oferecer pagamento à vista com desconto de 5% ou, então, um parcelamento maior no cartão de crédito quando o valor do serviço passar determinado preço.

Criar promoções mensais dentro dos perfis das redes sociais também é uma forma de ter um diferencial de serviço, ao mesmo tempo em que mantém o público de olho nas suas publicações. Portanto, observe o quanto é importante gerar a sua estratégia de vendas de forma inteligente. Assim, você consegue interligar diversas áreas do seu negócio, como divulgação, captação de clientes e fechamento de novos serviços.

Aprenda a ouvir

Aprenda com as críticas. Uma dica é nunca levá-las para o lado pessoal, pois negócios são negócios. Logo, mantenha a compostura e saiba se posicionar de forma profissional. Os funcionários também devem ter essa sensibilidade de aceitação durante uma crítica do cliente em relação ao serviço prestado. Afinal, o cliente tem sempre a razão.

Desse modo, treine a sua equipe para se comportar durante uma crítica. É fundamental ouvir o que está sendo relatado e mostrar ao cliente que serão tomadas as medidas necessárias para mudar o que está acontecendo de errado.

Participe de eventos

Uma ótima maneira de colocar o seu nome no mercado é participando de eventos do seu ramo de atuação. Desse modo, sempre que possível, a sua empresa deve comparecer a esses encontros de forma a divulgar o seu serviço.

Além disso, é uma excelente maneira de conhecer a concorrência e ver o que pode ser melhorado em seu negócio. Ainda, é também uma ótima oportunidade para fazer amizades dentro da área, ou seja, seu networking, que pode refletir em parcerias no futuro, como novos fornecedores de alimentos ou outros produtos.

Com certeza, ao colocar essas estratégias em ação, você terá aumento das vendas e dos resultados do seu serviço de buffet. Tenha em mente que se você está divulgando o seu serviço, consequentemente, aumenta a sua clientela ao mesmo tempo em que os clientes antigos se fidelizam.

O segredo está em saber como se tornar um bom vendedor, com um serviço de muita qualidade, com diferencial e que tenha divulgação orgânica.

O conteúdo foi útil? Então, que tal aprender mais e também ficar por dentro de 5 dicas de como montar uma equipe de evento eficiente? Não fique de fora dessa e confira agora mesmo!

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